quarta-feira, 17 de julho de 2013

jornada já em paquetá





Simples e acolhedora, com “a cara do Papa Francisco”, segundo a voluntária do Setor Pré-Jornada Giulia Longuinho, a ilha de Paquetá recebeu no último domingo, 14 de julho, a visita da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).


Os Símbolos da JMJ Rio2013 partiram do 1º Distrito Naval e foram transportados pela Baía da Guanabara em duas embarcações da Marinha. Na cidade, os símbolos foram conduzidos pelos moradores para a Igreja Senhor do Bom Jesus do Monte, onde o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta, celebrou a missa juntamente com o diretor executivo do Setor Pré-Jornada, padre Jefferson Meriguetti.


A importância da visita ao local foi ressaltada por Dom Orani. “A ilha de Paquetá pertence à Arquidiocese do Rio de Janeiro e os Símbolos têm passado em todas as paróquias e vicariatos. É importante para que este povo saiba que também pertence à Jornada e viva este belo momento“, destacou.


A animação do evento ficou por conta do grupo Norteando. O movimento, que nasceu na Paróquia Divino Espírito Santo, na Tijuca, com a organização de vigílias mensais, é um legado da JMJ Rio2013 para a cidade. As noites de oração na última sexta-feira de cada mês vão continuar a acontecer e passarão por várias paróquias da cidade.


A voluntária Bianca Cuozzo, integrante do grupo, ressaltou o papel dos jovens no evento. “Os membros do Norteando vieram para animar e trazer a juventude. A própria passagem dos Símbolos já movimenta muito, é uma experiência nova para quem só teve contato pela mídia”, ressaltou.


Grande emoção


A visita da Cruz e do Ícone foi causa de grande emoção para os moradores da ilha, que destacaram a alegria de participar da Jornada. “Estou achando tudo incrível! Os jovens estão se aproximando da Igreja e ficam mais perto de Deus. É maravilhoso!”, declarou a estudante Bruna Sampaio.


Emocionada, a professora Ana Maria Soares afirmou: “Foi muita emoção tocar os Símbolos. Estava angustiada, estou me sentindo muito melhor. Rezei por muitas pessoas que precisam fortalecer a fé e serão atendidas com certeza”. A dona de casa Rejane Amaral também se emocionou com o evento. “Tudo isso é importante para Paquetá. Acabei de passar por uma cirurgia e foi muito bom para mim. É indescritível”, conta.


Após a missa, os Símbolos foram conduzidos pelos moradores em uma pequena procissão pelos arredores da Igreja Senhor do Bom Jesus do Monte e em seguida transportados de volta para o Rio. A programação continuou às 15h30 com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Cruz da Jornada Mundial da Juventude é recebida em Paquetá




14/07/2013 15:45:59 - Atualizada às 14/07/2013 21:45:15

Cruz da Jornada Mundial da Juventude é recebida em Paquetá
Mais de 300 moradores receberam o símbolo e participaram de procissão e missa celebrada pelo arcebispo do Rio


ANGÉLICA FERNANDES





Mais de 300 moradores receberam a Cruz Peregrina e participaram de missa celebrada pelo arcebispo do Rio Dom Orani Tempesta Foto: Severino SilvaRio - No 9º dia de peregrinação pela cidade, os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude — a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora — chegaram à Ilha de Paquetá. A passagem, neste domingo, teve duração de 40 minutos, tempo suficiente para deixar os cerca de 300 fiéis emocionados. A cruz e o ícone chegaram a bordo de um barco da Marinha, às 11h, acompanhados por voluntários da Jornada e pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

Depois de Paquetá, os símbolos seguiram para Ipanema, onde passaram a tarde na Igreja de Nossa Senhora da Paz. Hoje, o Morro do Vidigal os receberá. Nesta terça, será a vez da unidade do Inca 4, no Grajaú, e da Catedral do Rio, no Centro. Os locais de peregrinação dos símbolos foram escolhidos pela Arquidiocese do Rio. Ao todo, 130 lugares foram contemplados. As visitas vão até quinta-feira.

O Papa Francisco pediu ontem orações pela Jornada Mundial da Juventude, durante a celebração do Angelus em Castel Gandolfo, residência papal de férias a 20 km de Roma.



RECADO DE FRANCISCO

“Partirei em oito dias, mas muitos jovens partirão para o Brasil antes. Oremos por essa grande peregrinação que começa, para que Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil, guie os passos dos participantes e abra seus corações para que recebam a missão que Cristo lhes dará”, disse o Pontífice. Espera-se a participação, na Jornada, de entre 1,5 e 2 milhões de jovens, principalmente da América do Sul.




Ao desembarcar em Paquetá, a Cruz Peregrina foi carregada até a igreja Senhor do Bom Jesus do Monte Foto: Severino Silva / Agência O Dia






Procissão e missa rezada por Dom Orani

Em Paquetá, houve rápida procissão seguida de missa celebrada por Dom Orani na Paróquia Senhor do Bom Jesus do Monte. “As pessoas veem nos símbolos um chamado para encontrar caminhos novos para humanidade. É muito bonito ver que existe a esperança em Cristo”, explicou.

“Acordei e vim para o cais esperar os símbolos. É uma emoção imensa receber a cruz aqui”, disse a dona de casa Irani Ribeiro, 65 anos. O eletricista José Araújo, 54, foi a Paquetá ver os objetos sacros. “Fiz promessa e disse que iria tocar o ícone de Nossa Senhora se meu pedido fosse alcançado”, comemorou
.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

será....será mesmo....

Prefeito visita Paquetá e anuncia obras de revitalização

06/07/2013 21:05:00  » Autor: Ricardo Albuquerque/Fotos: Beth Santos

Prefeito em PaquetáO prefeito Eduardo Paes visitou neste sábado (06/07) a Ilha de Paquetá, bairro carioca administrado pela Subprefeitura do Centro. Acompanhado de diversos secretários do município, Paes andou pelo bairro e se reuniu com moradores para fazer uma radiografia dos problemas locais. Após a reunião, o prefeito disse que vai investir mais no bairro histórico: 

— Essa cidade é enorme e eu reconheço que Paquetá acaba saindo prejudicada, é uma ilha, o deslocamento não é täo fácil, e a gente acaba ouvindo mais o grito de outras áreas do Rio. E Paquetá merece uma atenção especial pela sua importância histórica e cultural. Vou criar uma frequência de visitas e pelo menos a cada seis meses vir aqui. Vamos saber o que está avançando ou não e resolver os problemas aos poucos. Mas o bairro está sendo bem cuidado, dá para perceber.

As principais reinvidicações dos moradores serão analisadas e atendidas pela Prefeitura do Rio. São elas: reforma do Solar Del Rey; Regulamentação das charretes e ecotáxis; atenção no atendimento para idosos no posto de saúde; inclusão de atividades extracurriculares nas escolas municipais; transformação do Parque Natural Municipal Darke de Mattos em parque urbano; e reforma da sede da Administração Regional.

Primeiro lugar visitado pela comitiva, o histórico Solar Del Rey - residência de veraneio do Rei Dom João VI no século 19 — passará por ampla reforma e será transformado em centro cultural e reaberto ao público. Por determinação do prefeito, uma comissão vai estudar a reforma do prédio, tombado pelo Iphan em 1938. 

Além de moradores, farão parte da comissão o secretário de Cultura, Sérgio Sá Leitão, e os presidentes da Riourbe, Armando Queiroga, e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo.

Presidente da Associação de Moradores de Paquetá, o designer Silvio de Oliveira aprovou a decisão: 

— Foi uma reunião maravilhosa. Era o que a gente esperava pois ele assumiu o compromisso e foi bastante objetivo e pontual. A presença dos secretários deu mais consistência à visita do prefeito.

Participaram da reunião os secretários Carlos Roberto Osório (Transportes); Claudio Cavalcante (Defesa dos Animais); Hans Dohmann (Saúde); Marcus Belchior (Conservação e Serviços Públicos); Alex Costa (Ordem Pública); Sérgio Sá Leitão (Cultura); o subsecretário Altamirando Fernandes Moraes (Meio-Ambiente); os presidentes da Comlurb, Carlos Vinicius Roriz; da Rioluz, José Henrique Pinto; da Riourbe, Armando Queiroga, e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Menezes Fajardo. Também participaram os subprefeitos do Centro, Luiz Cláudio Gonçalves Vasques, e da Ilha do Governador, Nelson Miranda Miraldi.

Paes disse ainda que vai continuar a fazer caminhadas pela cidade com seus secretários. Na última quinta-feira, eles visitaram e se reuniram com moradores dos Complexos da Penha e do Alemão. 

- Eu sempre andei muito pela cidade, agora decidi levar comigo grande parte dos secretários para participar das reuniões com moradores, pois é preciso dialogar com a cidade e conhecer de perto as suas demandas. — explicou.

Pequeno histórico da Ilha

O primeiro registro da ilha data de 1555, quando André Thevet, cosmógrafo francês da expedição de Villegaignon, descobre Paquetá em sua missão para fundar a França Antártica. Esse registro é anterior à fundação da cidade do Rio de Janeiro. Em 18 de dezembro de 1556, o Rei da França, Henri II, reconhece as descobertas de Thevet e nessa data é hoje celebrado o aniversário da ilha.

Em 1961, é criado o Distrito Administrativo de Paquetá e, em 1975, com a fusão da Guanabara e do Rio de Janeiro, a Ilha de Paquetá passa a pertencer à cidade do Rio de Janeiro, constituindo sua XXI Região Administrativa.

O bairro ganha força a partir do impacto cultural pelas viagens frequentes de D. João VI a Paquetá (a partir de 1808) e através do romance 'A Moreninha', de Joaquim Manuel de Macedo, apoiado, ainda, pelo funcionamento regular da linha das barcas, a partir de 1838. 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

paquetá própria para banho

16 praias estão próprias para banho na Barra e zona sul do Rio

Leblon, Ipanema e Arpoador estão liberadas para banho

Do R7
Devem ser evitadas no Rio as praias de Quebra-mar até Pepê, São Conrado, Urca, Botafogo e Flamengo Severino Silva / Agência O Dia
Segundo o boletim de balneabilidade do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) divulgado na sexta-feira (28), 16 praias estão próprias para o banho na Barra e zona sul do Rio.
As praias liberadas são Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Pepino, Vidigal, Leblon, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme e Vermelha. Devem ser evitadas as praias de Quebra-mar até Pepê, São Conrado, Urca, Botafogo e Flamengo.
Na Ilha de Paquetá, estão próprias para o banho as praias da Imbuca, Ribeira, Tamoios, Moreninha e J. Bonifácio . Estão impróprias as praias Grossa, Catimbau e P. Castagneto.
Em Niterói, sete praias estão liberadas: Icaraí, Eva, Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas e Itacoatiara. Devem ser evitadas as praias de Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Itaipu.
Em São Pedro da Aldeia, estão liberadas as praias Linda, Pitória, Sol, Sudoeste e Balneário. Em Iguaba Grande, a praia do mesmo nome também está recomendada. Em Búzios, somente a praia do Canto está imprópria.
Angra dos Reis tem sete praias recomendadas: Praia Grande, Retiro, Brava, Gordas, Garatucaia, Bexiga e Éguas. As praias do Bonfim, Anil, Jacuecanga, Mambucaba, Camorim, Costeirinha, Enseada, Frade, Monsuaba, Jardim, Japuiba, Vila Velha e Itinga não foram liberadas para o banho.
Na Ilha Grande, as praias de Provetá, Saco do Céu e Araçatiba foram liberadas para o banho, mas a praia do Abrahão está imprópria.
Em Paraty, estão liberadas as praias de Mambucaba e Praia do Meio (Trindade). Não estão recomendadas as praias de Jabaquara,Pontal, Paraty-Mirim, São Gonçalo, Tarituba, Terra Nova e Praia Grande do Columbê. 

NÃO É ASSIM QUE VAI SER RESOLVIDO O PROBLEMA



Prefeitura proíbe charretes na Ilha de Paquetá, no Rio


Cerca de 43 cavalos serão substituidos por carrinhos elétricos.
Decisão veio após denúncias de maus-tratos aos animais, diz Prefeitura.



Do G1 Rio




A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) vai encerrar, a partir deste sábado (29), o serviço de charretes na ilha de Paquetá, na baía de Guanabara. A decisão foi tomada nesta sexta (28), após reunião entre o secretário da pasta, Cláudio Cavalcanti, e o prefeito Eduardo Paes. A decisão de remover os cavalos veio após denúncias de maus-tratos aos animais.
Segundo a Secretaria, 43 cavalos que circulam pelo bairro serão retirados de circulação. Os animais serão removidos via balsa até a Ilha do Governador e, em seguida, serão transportados de caminhão para a fazenda-modelo da Prefeitura, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Após a remoção dos animais, a Prefeitura pretende demolir as cocheiras que abrigam os cavalos.
A proposta da Secretaria de Defesa dos Animais é substituir, até o fim de julho, o transporte via charrete por carrinhos elétricos, que serão conduzidos pelos mesmos charreteiros. Eles serão submetidos a um treinamento para manejar os veículos.