quarta-feira, 17 de julho de 2013

jornada já em paquetá





Simples e acolhedora, com “a cara do Papa Francisco”, segundo a voluntária do Setor Pré-Jornada Giulia Longuinho, a ilha de Paquetá recebeu no último domingo, 14 de julho, a visita da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).


Os Símbolos da JMJ Rio2013 partiram do 1º Distrito Naval e foram transportados pela Baía da Guanabara em duas embarcações da Marinha. Na cidade, os símbolos foram conduzidos pelos moradores para a Igreja Senhor do Bom Jesus do Monte, onde o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta, celebrou a missa juntamente com o diretor executivo do Setor Pré-Jornada, padre Jefferson Meriguetti.


A importância da visita ao local foi ressaltada por Dom Orani. “A ilha de Paquetá pertence à Arquidiocese do Rio de Janeiro e os Símbolos têm passado em todas as paróquias e vicariatos. É importante para que este povo saiba que também pertence à Jornada e viva este belo momento“, destacou.


A animação do evento ficou por conta do grupo Norteando. O movimento, que nasceu na Paróquia Divino Espírito Santo, na Tijuca, com a organização de vigílias mensais, é um legado da JMJ Rio2013 para a cidade. As noites de oração na última sexta-feira de cada mês vão continuar a acontecer e passarão por várias paróquias da cidade.


A voluntária Bianca Cuozzo, integrante do grupo, ressaltou o papel dos jovens no evento. “Os membros do Norteando vieram para animar e trazer a juventude. A própria passagem dos Símbolos já movimenta muito, é uma experiência nova para quem só teve contato pela mídia”, ressaltou.


Grande emoção


A visita da Cruz e do Ícone foi causa de grande emoção para os moradores da ilha, que destacaram a alegria de participar da Jornada. “Estou achando tudo incrível! Os jovens estão se aproximando da Igreja e ficam mais perto de Deus. É maravilhoso!”, declarou a estudante Bruna Sampaio.


Emocionada, a professora Ana Maria Soares afirmou: “Foi muita emoção tocar os Símbolos. Estava angustiada, estou me sentindo muito melhor. Rezei por muitas pessoas que precisam fortalecer a fé e serão atendidas com certeza”. A dona de casa Rejane Amaral também se emocionou com o evento. “Tudo isso é importante para Paquetá. Acabei de passar por uma cirurgia e foi muito bom para mim. É indescritível”, conta.


Após a missa, os Símbolos foram conduzidos pelos moradores em uma pequena procissão pelos arredores da Igreja Senhor do Bom Jesus do Monte e em seguida transportados de volta para o Rio. A programação continuou às 15h30 com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário