Ilha de Paquetá tem o pior índice
de abandono no ensino médio
A Ilha de Paquetá, zona norte do Rio de Janeiro, tem o pior indicador de abandono no ensino médio nas escolas públicas, com 43,42%. A média da cidade é 18,09 %, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (9) pelo movimento Rio Como Vamos.
Segundo a ONG (Organização não-governamental), a zona portuária, a Cidade de Deus, Botafogo, o Complexo do Alemão e Santa Teresa também requerem prioridade pelo governo. Em contrapartida, Vila Isabel, Centro, Copacabana, Realengo e Lagoa estão com os menores índices de abandono escolar no ensino médio.
Em um ciclo vicioso que o governo não conseguiu interromper, a distorção de idade no ensino médio – alunos com dois ou mais anos fora da série ideal - chega a 59,41%. Na Cidade de Deus, a porcentagem alcança 92,20%. Os outros lugares que precisam de atenção urgente com relação às políticas públicas são as mesmas localidades citadas à cima, com exceção de Botafogo. O Centro é o lugar com o melhor indicador de evasão escolar, com 40,48%.
Quanto à reprovação, o índice piorou nos últimos quatro anos. De acordo com a pesquisa, entre 2006 e 2008 o indicador saltou de 16,2% para 24,3%. Já o ano de 2009 fechou em 25%.
O consultor Elvis Bonassa explica que a intenção do Rio Como Vamos é organizar dados que permitem conhecer mais a cidade. E com essas informações, possibilitará que o governo repense suas políticas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário