Moradores ficam 40 horas sem luz na Ilha de Paquetá no RJ
A
Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, está sofrendo com a falta de
energia elétrica. Em algumas localidades, a interrupção no fornecimento
chega a mais de 40 horas, causando transtorno para os cerca de 4.500
moradores, segundo informou o presidente da Associação de Moradores da
Praia Morena, Sílvio de Oliveira. A ilha é administrada pela prefeitura
do Rio de Janeiro.
Oliveira disse que muita gente perdeu tudo que tinha na
geladeira e que o prejuízo foi muito grande. "Nós sempre tivemos
problemas com a Light (concessionária de energia). Há um ano e meio
também houve uma falta de energia na ilha que prejudicou todo o comércio
local”, disse. “Nós marcamos uma reunião, do jurídico da associação,
com os moradores para amanhã, às 9h, quando vamos decidir as medidas que
serão tomadas contra a Light", completou. Apesar de a Light ter
comunicado que, às 14 horas, a energia foi completamente restabelecida
em Paquetá, Sílvio de Oliveira disse que ainda há áreas sem luz e muitas
ruas estão às escuras.
Antonio Arles, 59 anos, dono de uma padaria, que fornece diariamente 1,2 mil pães para as pousadas e hotéis
da ilha, é um dos prejudicados. "Com a falta de energia, eu tive um
prejuízo total da massa de pão. O fornecedor de sorvete disse que vai
mandar um representante para analisar o produto que foi totalmente
perdido. Além disso, estou calculando o prejuízo junto com meu
advogado", disse.
Proprietário da Pousada Acordes ao Luar, Conrado
Gonçalves de Moraes, relatou que várias pessoas ligaram pensando em
cancelar as reservas feitas para o feriado de Corpus Christi. "Eu disse
que isso não vai acontecer e que a energia já voltou totalmente à ilha.
Mas agora à tarde faltou luz novamente e houve dois picos de energia. O
meu prejuízo só não foi maior porque eu não sirvo almoço e jantar,
apenas café da manhã.”
Na Ilha de Paquetá funciona também o hospital municipal
Artur Villaboim, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio
de Janeiro. Um funcionário de plantão informou que o atendimento em
algumas especialidades ficou prejudicado.
"O dentista não pôde atender aos pacientes marcados,
porque o esterilizador foi desligado por consumir muita energia. As
vacinas que estão na geladeira como a antitetânica e da gripe correm o
risco de se perder. O ambiente necessita também de estar sempre com o
ar-condicionado ligado", explicou.
Em nota, a Light informou que a distribuição de energia
para a Ilha de Paquetá é feita por três cabos subterrâneos de média
tensão. Houve interrupção total em um deles e parcial em outro.
Imediatamente após a ocorrência os técnicos fizeram
manobras na rede de energia para suprir esses cabos e, com isso, foram
restabelecidos, na manhã do mesmo dia, os primeiro trechos, que
correspondem à metade dos clientes interrompidos.
"Após identificação e reparo em um dos cabos,
progressivamente, atingiu-se o número de 95% dos clientes normalizados,
entre a noite de ontem (28) e a manhã de hoje. A execução dos serviços
demandou mais tempo, devido à necessidade de intervenções no solo da
ilha nos locais por onde passam os cabos subterrâneos, a fim de
identificar o ponto exato da ocorrência", declarou a empresa.
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