Niterói, RJ, prepara festa para receber símbolos da JMJ no domingo
Cerca de 80 paróquias vão suspender as missas da tarde de domingo.
Símbolos chegarão de barco à Praia de Icaraí.
Coletiva anuncia detalhes do evento que vai receber os símbolos da JMJ (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
A cidade de Niterói, na Região Metropolitana, prepara uma grande festa para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Icaraí, no domingo. A partir das 14h, shows com cantores e grupos católicos e ações de louvor animarão o público que vai receber a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora. Em coletiva realizada nesta quarta-feira (15), o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias deu detalhes do evento "Bote Fé".
"Estamos com o coração vibrando de alegria. Este é o último grande evento antes da Jornada Mundial da Juventude. Niterói está se preparando para acolher com todo o carinho os símbolos da JMJ. São esperados cerca de 70 mil pessoas na Praia de Icaraí, entre fiéis e religiosos. Para isso, suspendemos todas as missas que seriam realizadas na tarde de domingo, nas quase 80 paróquias da Arquidiocese de Niterói", disse Dom José Francisco.
O "Bote Fé" começa às 14h e contará com shows das bandas Frutos de Medjugorje e Missionário Shalom, além do cantor Tony Allysson. A condução do momento de adoração ao Santíssimo Sacramento será feita pelo padre Cláudio Lima, da Comunidade Dom de Deus.
A chegada dos símbolos da JMJ está prevista para 17h, junto com o início da Santa Missa, presidida Dom José Francisco. Confirmaram presença na celebração oito bispos de diversas dioceses e padres da Arquidiocese de Niterói.
“Será um dia muito especial para toda Arquidiocese, especialmente para a juventude. A cruz e o ícone foram entregues aos jovens pelo Papa João Paulo II, por isso tem um grande valor para nós”, disse o padre André Luís Bastos, responsável pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Niterói.
Os símbolos, que já passaram por todas as capitais do país, estão vindo de Campos, no Norte Fluminense. A Cruz e o ícone virão por terra até a Ilha das Flores e de lá seguirão de barco até Icaraí.
Após o "Bote Fé" e haverá peregrinação dos símbolos nos 14 municípios que compõe a Arquidiocese de Niterói.
Peregrinação por diferentes lugares
De cartões-postais, passando por favelas e até presídios, os símbolos da JMJ vão circular pelos mais diferentes lugares. Até julho, quando acontece o evento que terá a presença do Papa Francisco, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora vão passar por oito cidades do estado do Rio de Janeiro.
No município do Rio serão 17 dias de peregrinação. Neste período, os símbolos vão passar pelo Complexo Penitenciário de Bangu, a Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, onde ocorreu o massacre que deixou 12 crianças mortas, Candelária, Central do Brasil, no Centro. Cristo Redentor, na Zona Sul, Santuário da Penha, Complexo do Alemão, na Zona Norte, Baía de Guanabara, Ilha de Paquetá, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Pão de Açúcar, Rocinha, na Zona Sul e Riocentro, na Zona Oeste. No dia 28, os símbolos partem para o palco na Praia de Copacabana para a abertura da JMJ Rio2013, que será inaugurada com a missa do Arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.
Antes de chegarem ao estado do Rio, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora percorreram mais de 250 cidades do país. O percurso teve início em julho de 2011, quando os símbolos foram entregues aos jovens brasileiros, no fim da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, na Espanha.
A menos de três meses da JMJ, no Rio, os símbolos já se encontram no estado do Rio de Janeiro. A expectativa é que no dia 6 de julho, os ícones cheguem à capital. No primeiro dia de peregrinação pela cidade, os símbolos chegam ao bairro de Santa Cruz, que apesar de ter deixado de ser o palco de dois Atos Centrais do evento, a vigília e a missa de envio, passados para Guaratiba, o bairro da Zona Oeste foi o escolhido para ser o primeiro da cidade a receber os símbolos.
Às 17h, eles chegarão à Catedral Metropolitana do Rio para a Festa do Acolhimento, missa e benção com as famílias acolhedoras dos peregrinos nacionais e internacionais da JMJ Rio2013. Após a celebração, a cruz e o ícone sairão em procissão até os Arcos da Lapa para o evento “No coração da Jornada”.
Peregrina da cruz na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso (Foto: Felipe Rodrigues/ Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário