quarta-feira, 10 de julho de 2013

será....será mesmo....

Prefeito visita Paquetá e anuncia obras de revitalização

06/07/2013 21:05:00  » Autor: Ricardo Albuquerque/Fotos: Beth Santos

Prefeito em PaquetáO prefeito Eduardo Paes visitou neste sábado (06/07) a Ilha de Paquetá, bairro carioca administrado pela Subprefeitura do Centro. Acompanhado de diversos secretários do município, Paes andou pelo bairro e se reuniu com moradores para fazer uma radiografia dos problemas locais. Após a reunião, o prefeito disse que vai investir mais no bairro histórico: 

— Essa cidade é enorme e eu reconheço que Paquetá acaba saindo prejudicada, é uma ilha, o deslocamento não é täo fácil, e a gente acaba ouvindo mais o grito de outras áreas do Rio. E Paquetá merece uma atenção especial pela sua importância histórica e cultural. Vou criar uma frequência de visitas e pelo menos a cada seis meses vir aqui. Vamos saber o que está avançando ou não e resolver os problemas aos poucos. Mas o bairro está sendo bem cuidado, dá para perceber.

As principais reinvidicações dos moradores serão analisadas e atendidas pela Prefeitura do Rio. São elas: reforma do Solar Del Rey; Regulamentação das charretes e ecotáxis; atenção no atendimento para idosos no posto de saúde; inclusão de atividades extracurriculares nas escolas municipais; transformação do Parque Natural Municipal Darke de Mattos em parque urbano; e reforma da sede da Administração Regional.

Primeiro lugar visitado pela comitiva, o histórico Solar Del Rey - residência de veraneio do Rei Dom João VI no século 19 — passará por ampla reforma e será transformado em centro cultural e reaberto ao público. Por determinação do prefeito, uma comissão vai estudar a reforma do prédio, tombado pelo Iphan em 1938. 

Além de moradores, farão parte da comissão o secretário de Cultura, Sérgio Sá Leitão, e os presidentes da Riourbe, Armando Queiroga, e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Fajardo.

Presidente da Associação de Moradores de Paquetá, o designer Silvio de Oliveira aprovou a decisão: 

— Foi uma reunião maravilhosa. Era o que a gente esperava pois ele assumiu o compromisso e foi bastante objetivo e pontual. A presença dos secretários deu mais consistência à visita do prefeito.

Participaram da reunião os secretários Carlos Roberto Osório (Transportes); Claudio Cavalcante (Defesa dos Animais); Hans Dohmann (Saúde); Marcus Belchior (Conservação e Serviços Públicos); Alex Costa (Ordem Pública); Sérgio Sá Leitão (Cultura); o subsecretário Altamirando Fernandes Moraes (Meio-Ambiente); os presidentes da Comlurb, Carlos Vinicius Roriz; da Rioluz, José Henrique Pinto; da Riourbe, Armando Queiroga, e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Washington Menezes Fajardo. Também participaram os subprefeitos do Centro, Luiz Cláudio Gonçalves Vasques, e da Ilha do Governador, Nelson Miranda Miraldi.

Paes disse ainda que vai continuar a fazer caminhadas pela cidade com seus secretários. Na última quinta-feira, eles visitaram e se reuniram com moradores dos Complexos da Penha e do Alemão. 

- Eu sempre andei muito pela cidade, agora decidi levar comigo grande parte dos secretários para participar das reuniões com moradores, pois é preciso dialogar com a cidade e conhecer de perto as suas demandas. — explicou.

Pequeno histórico da Ilha

O primeiro registro da ilha data de 1555, quando André Thevet, cosmógrafo francês da expedição de Villegaignon, descobre Paquetá em sua missão para fundar a França Antártica. Esse registro é anterior à fundação da cidade do Rio de Janeiro. Em 18 de dezembro de 1556, o Rei da França, Henri II, reconhece as descobertas de Thevet e nessa data é hoje celebrado o aniversário da ilha.

Em 1961, é criado o Distrito Administrativo de Paquetá e, em 1975, com a fusão da Guanabara e do Rio de Janeiro, a Ilha de Paquetá passa a pertencer à cidade do Rio de Janeiro, constituindo sua XXI Região Administrativa.

O bairro ganha força a partir do impacto cultural pelas viagens frequentes de D. João VI a Paquetá (a partir de 1808) e através do romance 'A Moreninha', de Joaquim Manuel de Macedo, apoiado, ainda, pelo funcionamento regular da linha das barcas, a partir de 1838. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário